sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cetesb vai analisar Areia das Praias

O Jornal Valeparaibano divulga:

"A Assembléia Legislativa do Estado aprovou na sessão de anteonem, por unanimidade, um projeto de lei que determina a análise das areias das praias paulistas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). O projeto deverá ser encaminhado ao governador José Serra (PSDB) nos próximos dia.

O Objetivo do Projeto de Lei nº 130/2008, de autoria do goernador Carlinhos de Almeida (PT), da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba e Litoral Norte, é que a Cetesb passe a monitorar as condições das areias de todas as praias, rios e represas do Estado. "Da mesma forma que a Cetesb já faz a análise da balneabiliade das praias paulistas", disse o deputado.

Segundo ele, a areiapode oferecer os mesmo risos à saúde dos banhistas que a águ do mar.

"A areia pode ser ainda mais perigosa, como disse um outro colega parlamentar, já que nem todo mundo que vai à praia entra na água, mas todo mundo necessariamente pisa na areia", afirmou.

Para o autor do projeto, a proposta seria de que a Cetesb passasse a divulgar as condições das areias tanto nos boletins como por meio das sinalizações nas praias - assim como acontecem com as bandeiras que indicam se a águ está ou não própria para banho.

A inspiração para elaborar o projeto de lei, segundo o deputado, surgiu após ter conhecimento de análises de areias que já acontecem em praias do Rio de Janeiro. "O Rio é o Estado que está mais avançado nesse sentido. Me chamou atenção quando soube que a Prainha, uma bela praia do Rio, estava com a balneabilidade excelente mas com péssimas ondi~ções na qualidade da areia".

Segundo o deputado, as crianças podem ser as mais afetdas com areias contaminadas. "Estudos revelam vários tipos de doenças causadas por areias contaminadas. E geralmente são as crianças as mais prejudicadas".

O projeto ainda será encaminhado ao governo do Estado para apreciação. "Sabemos que não é um projeto para ser iniciado de um dia pra o outro, com boletins semanais sobre as condições das areias, mas poderá ser implantado aos poucos", disse.

CETESB - O valeparaibano entrou em contato com a acessoria de imprensa da Cetesb em São Paulo, que disse que comentaria o assunto depois de analisar o projeto.




Imagem da Nóticia Publicada no Jornal

Nenhum comentário: